KARDUME DO ASFALTO

MOTO CLUBE

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Postado por Kardume do Asfalto às 13:51

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Kardume do Asfalto
Moto Clube. Grupo de motociclistas que querem, através da liberdade que a motorcicleta oferece, propiciar a seus integrantes, lazer e cultura. Há um dado importante que: nós que pertencemos a Moto Clube, Moto Grupo ou Moto Estrada sentimos na pele.Há fraternidade entre nós. Nem sempre nos conhecemos, mas quando nos encontramos há festa, há satisfação. Não importa a moto que você tenha. O que importa é o caráter do motociclista e não a moto que ele usa. Onde mais você poderá encontrar pessoas que não se conhecem, mas são capazes de se entender, e cada um saber seu dever e direito? Onde mais o dinheiro é aquele que fala mais baixo ? Há responsabilidade entre nós, respeito e sobretudo, projeto para o futuro. Fazemos parte de uma grande família internacional. Se você gosta de moto e tem uma moto, faça parte desta família. Você será bem recebido. Abraços Kardume do Asfalto.
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A segurança é algo indispensável para nos motociclistas.Os equipamentos certos para moto e para você motociclistas evitam danos a moto e a sua integridade física.Um Protetor de motor ou Mata Cachorro como mas conhecido que faz baliza com seu guidom pode evitar de que algum objeto acerte seu pé na estrada causando um desequilíbrio e até queda e diminuindo muito o estrago causado em tanques e motores por quedas até mesmo da moto parada.O Pára-Brisa bem instalado pode evitar de que insetos e até pedrinhas venham de encontro com seu rosto ou peito, diminui o vento e melhora a condução da motocicleta na chuva.O Sissy bar alem de proporcionar um conforto melhor para o passageiro evita de que em uma arrancada o mesmo se desequilibre e até caia da moto.As plataformas evitam salto do passageiro no escapamento e o desconforto em viagens longas.O Protetor de cárter evita que ele bata em lombadas altas e de que pedras e outros objetos acertem diretamente o mesmo, evitando assim que ele quebre e te deixe na estrada.Varias motos contem peças sensíveis de plástico ou de material parcialmente frágil, para quase todas elas como bombas d'água e radiadores existem acessórios de proteção como capas e molduras reforçadas.Sem esquecer que a integridade física do piloto e do passageiro da moto é a coisa mas importante.Escolha seu capacete pelo seu estilo de ser motociclista:Motociclistas Custom e Triais Preferem quase sempre capacetes escamoteáveis, mas devemos nos lembrar que na cidade com ele aberto é necessário óculos de proteção e na estrada é altamente recomendável que se use ele fechado.Motociclistas de motos esportivas que precisão de capacetes mas fechados para evitar ruídos em alta velocidade deve optar por tecnologias mas avançadas como de fibra de carbono ou de vidro que alem de aumentar a resistência do capacete o deixa muito mas leve e confortável.Lembrando sempre de trocar seu capacete na data certa ou após uma eventual queda pois o mesmo pode comprometer sua integridade deixando assim o motociclista desprotegido.

LEMBRESSE QUE O CAPACETE NÃO SERVE APENAS PARA CUMPRIR A LEI, E SIM PARA A SUA SEGURANÇA.

Na estrada use sempre jaquetas e calças de couro ,cordura ou de algum outro material de proteção pois evitam vários tipos de escoriações de sua pele em contato com o solo.Use sempre botas de proteção e de preferência de cano alto na estrada, lembre sempre que seus pés são sempre os primeiros a ter contato com o solo, use sempre botas confortáveis mas justas ao pé evitando assim eventuais torções.Luvas são indispensáveis em viagens pois evitam que pedrinhas na estrada e insetos venham a atingir diretamente sua pele e em caso de queda protegem sua mão do atrito direto no solo. Então antes de viajar de uma passada na Warrior onde profissionais treinados estão a sua disposição para avaliar as condições de segurança de você amigo motociclista e de sua moto.

Como nos encontrar?

Olá! Aqui é o Rafael ( Coruja)

Há muitas formas de nos encontrar. Estamos em Ubatuba onde é nossa sede e poderá conversar com a Diretoria que está na última foto. Estamos também em São José dos Campos, Jacareí, Taubaté.
Andando pelas estradas você poderá encontrar um irmão Kardume, mas seria um pouco desgastante porque nosso país é grande. Ir nos eventos será uma boa! Talvês encontre um Kardume ao menos. Telefonar? Mas colocar o nùmero aqui não seria uma boa para nós. Mande mensagem para os seguinte e-mails e retornaremos.
Um grande abraço
Kardume do Asfalto
kardumes@yahoo.com.br
ou
rafaelmiceli@yahoo.com.br

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ALGUNS CONSELHOS IMPORTANTES (Giovana e Amalrildo Kardumes de Taubaté)

(From: amarildo.santos@daido.com.brTo: giovananicolini@hotmail.comSubject: Direção DefensivaDate: Mon, 11 May 2009 13:39:46 -0300)

ATENÇÃO

A melhor moto do mundo é sucata – ou vai ser logo, logo – a menos que você saiba como usa-la. O mais potente equipamento de alta performance que existe está bem entre as suas duas orelhas. Para ajudar a programá-lo com as informações certas, juntei 50 potenciais dicas de sabedoria de experiência das ruas. Algumas você vai conhecer, outras, não. Todas valem a lembrança, valem memorizar bem. Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da Fundação norte-americana para a Segurança dos Motociclistas tem a melhor idéia: Quanto mais você sabe, melhor para você.
1. Pense que ninguém te vê Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo ! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja pacienteAs conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verãoCom certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está ? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista ( aliás, você pega onda ? )

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o piorEsteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe "apareceu de repente", "veio do nada" ou "eu achei que ele ia... ".

5. Deixe seu ego em casaAs únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendoÉ verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue !

7. Espelhos mostram só uma parte do ambienteNunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja pacienteEspere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU ! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidadePassar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro ( sé que algum dia você vai conhecê-lo !).

10. Cuidado com a calçadaUm monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser ! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistasNão ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos !

12. Cuidado com carros passando no vermelhoOs primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhosOlhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frenteNo Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos ( no horizonte ). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipadosEles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machucaÉ a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. "Entre devagar, saia rápido" é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Animais na pistaSe na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freiosO dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro cobertoEconomize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a pena ? Pense !

20. Olhe para sua trajetóriaUse o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimentoO tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agirAvalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda "DO NADA".

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeçaÉ sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminhoA maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa "PARE"Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito paradoOs carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso !Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos ! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima big trail ? Pega leve !

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfegoE acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguaisProcure uma placa "PARE" depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegarPilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os "desgarrados".

31. De tempo para seus olhos se acostumaremVá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros !

32. Domine a meia-voltaPratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida ?Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo !Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga ? Cascalho ? Óleo ? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.

35. BUM ! ! ! Estouro de pneu ! E agora ?Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira ?Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado ?Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga". As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa adequadaPonha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem duas pessoas você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casaVocê não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda calipso, a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergênciaEsteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidadeDe nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de ré é uma boaAs setas dos outros veículos te chamam a atenção, não é verdade ? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vai alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chancesPonha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periféricaOlhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca ?Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode mudá-lo ! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou tudo.

46. Tudo é mais difícil de ver à noiteAjuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhõesSe um daqueles 18 pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQUENCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo.

48. Tire o pânico das paradas de emergênciaDesenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PARA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequadosNada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundoConte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda, num caixão.

Fonte: Revista americana MOTORCYCLIST

Colaboração: Zelda 24.07.08


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